top of page

ENEM E VESTIBULAR

 
 

Teste seus conhecimentos e verifique o que você precisa revisar e/ou compreender melhor.

 

Questõs objetivas

Veja como a bioética e a biotecnologia aparecem em importantes provas do Brasil. 
ATIVIDADE 3

(UFPR2011) O texto a seguir é parte de uma entrevista publicada pela revista CULT e serve de base para as questões 01 a 03

No final de maio deste ano, a revista Science publicou um trabalho que causou alarde para além dos muros da comunidade científica. Liderado pelo doutor Craig Venter, um grupo de cientistas norte-americanos conseguiu criar em laboratório a primeira célula controlada por um genoma sintético. A descoberta sinaliza para o fato de que a criação de seres vivos inéditos na natureza parece não estar distante, o que despertou a atenção de diversos setores da sociedade. Prova disso foi a atitude do presidente Barack Obama que, após tomar conhecimento do feito, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia que elaborassem um relatório sobre os possíveis prós e contras da descoberta. O Vaticano, por sua vez, conclamou para o debate ético, ao afirmar que a descoberta “deve ter regras, como tudo o que toca o coração da vida”. Esse exemplo é apenas um entre os tantos avanços recentes da ciência que suscitam acaloradas discussões. O homem está autorizado a criar seres vivos inéditos na natureza? Quais os dilemas éticos envolvidos? Qual o papel da sociedade e dos cientistas diante desses dilemas? Para discutir essas e outras questões, a CULT entrevistou uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, a geneticista Lygia da Veiga Pereira.

 

CULT – Com relação ao genoma sintético, é correto falar em “criação” da vida, como a mídia vem fazendo?

 

Lygia da Veiga Pereira – O que esse grupo [pesquisadores norte-americanos liderados pelo doutor Craig Venter] fez foi sintetizar no laboratório um genoma completo de uma bactéria e, ao colocar esse genoma dentro de outra, ele passou a reger a vida dessa bactéria. Então, rigorosamente falando, ele não criou vida, eu diria que ele reprogramou uma vida, pois transformou uma forma de vida A em uma forma de vida B. Trata-se de um grande avanço tecnológico, pois ele mostrou que consegue sintetizar no laboratório um genoma de uma bactéria e que esse genoma funciona quando é posto dentro de outra. Por que eu digo que é um avanço puramente tecnológico? Eles de fato sintetizaram as moléculas de DNA em laboratório, mas a sequência daquele DNA já existia na natureza. O próximo passo, esse sim revolucionário, será criar um genoma inédito, que a natureza não selecionou. Baseados nos milhares de genes já descritos em bancos de dados, os pesquisadores poderão criar um genoma completamente inédito, inseri-lo em uma bactéria e então vão criar um ser vivo inédito. E para que fazer isso? Porque eles acham que vão conseguir desenhar seres vivos que exerçam funções interessantes para nós, como, por exemplo, captar CO2 da atmosfera ou digerir o petróleo no mar. É um enorme desafio.

 

CULT – Que implicações éticas você prevê para isso?

 

Lygia – O dilema ético é que não conseguimos prever se esse ser vivo fará somente o que o pesquisador pretende que ele faça. Não sabemos se aquela bactéria que ele desenhou só para digerir

o petróleo na água do mar vai, por exemplo, começar a digerir algas ou será tóxica para alguns peixes e então provocar um desastre ecológico. A questão é que os sistemas biológicos são muito complexos e não conhecemos todas as leis que os regem. Então, se propor a construir novos seres vivos, desenhar novos seres vivos talvez seja uma pretensão ainda muito grande, dado o nosso pouco conhecimentodessas leis. Pode-se ter a melhor das intenções, mas, quando esse ser vivo estiver solto no meio ambiente, ele vai se comportar de forma imprevisível e o tiro pode sair pela culatra. É nisso que devemos prestar atenção. (CULT, 16 jul. 2010.)

 

 

01. Segundo o texto, a imprensa divulgou a experiência realizada pelos cientistas como criação da vida em laboratório. Qual é o ponto de vista da geneticista Lygia da Veiga Pereira diante da descoberta relatada pelo dr. Craig Venter? 

a) Houve a criação de uma nova vida, pois o genoma da bactéria foi integralmente sintetizado em laboratório.

b) Não foi criada uma nova vida: o genoma usado no experimento foi extraído de uma bactéria, modificado e inserido em outro ser vivo.

c) Não foi criada uma nova vida, pois foi sintetizada a sequência de DNA de uma bactéria já existente e o genoma sintético inserido em outro ser vivo, o qual teve sua forma modificada.

d) Houve a criação de uma nova vida, uma vez que a bactéria que recebeu o genoma tornou-se um ser vivo diferente.

e) Não é possível concluir se houve ou não a criação de uma nova vida, uma vez que há divergências sobre o que seja criar vida em laboratório. 

 

 

02. Segundo o texto, é correto afirmar: 

a) O presidente americano Barack Obama é contrário aos experimentos relacionados à criação de seres vivos mediante a sintetização de genomas em laboratório.

b) A repercussão da descoberta relatada pela equipe do dr. Venter foi motivada pelas questões éticas a ela relacionadas.

c) Fora da comunidade científica, a notícia sobre a criação de uma célula controlada por um genoma sintético foi recebida com aprovação e incentivo à sua continuidade.

d) A Igreja Católica manifestou sua aprovação à descoberta da equipe do dr. Craig Venter e propôs aperfeiçoá-la a partir de um debate sobre ética.

e) A comunidade científica se mobilizou para questionar os resultados da pesquisa divulgados pela revista Science.

 

 

03. Avalie se as afirmativas a seguir correspondem ao ponto de vista expresso por Lygia da Veiga Pereira na entrevista a propósito da criação em laboratório de seres não existentes na natureza: 

1. A criação de seres vivos inéditos pode ser avaliada positivamente, uma vez que esses seres podem ser projetados para exercer funções benéficas para os homens e outros seres vivos.

2. Antes de criar novos seres vivos, a ciência deve priorizar o estudo e a preservação da diversidade biológica existente.

3. É necessário ampliar o conhecimento sobre os sistemas biológicos antes de colocar na natureza seres criados em laboratório.

4. A criação de seres vivos inéditos representa uma ingerência humana injustificável nos processos naturais de evolução biológica.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

 

04. (ENEM) Em um processo que:

I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado. 

II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula. 

III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão. 

IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca. 

a) Z, apenas 

b) W, apenas 

c) Y, apenas 

d) Z e da W, apenas 

e) Z, W e Y

 

 

05. Legalmente, o aborto poderá ser provocado em dois casos: quando tiver havido estupro ou quando a gravidez trouxer risco à vida da mãe. A respeito do aborto e demais assuntos polêmicos

a) A bioética tem como principal função geral discussões e polêmicas em torno de assuntos que envolvam a biologia.

b) Quando os bebês apresentam quadros de má formação ou são anencefálos o aborto é legal no Brasil.

c) É dever da bioética  impor limites (sempre em favor do ser humano) a toda e qualquer atividade relacionada à pesquisa, à prática e à extensão médico-científicas.

d) A eutanásia é uma prática legal no Brasil, desde que tenha sido autorizada pela equipe médica e pretenda aliviar a dor e o sofrimento de pacientes terminais.

e) O uso de animais em testes e pesquisas científicas é uma prática extremamente necessária, uma vez que não há métodos alternativos e toda pesquisa científica estimula a melhora da vida humana.


06. Sobre a clonagem de seres e a criação de organismos geneticamente modificados (transgênicos), considere as quatro afirmações seguintes.

I. A clonagem de organismos tem se voltado mais para os animais porque, com relação às plantas, ela já é conhecida e utilizada há certo tempo, inclusive na agricultura.

II. Tanto nos clones quanto nos transgênicos, a crítica recai sobre o fato de que não se sabe se os genes introduzidos irão se expressar exatamente como no organismo doador ou se irão ativar também alguns genes inativos do genoma do organismo receptor.

III. Ecologicamente, em uma cadeia alimentar, a existência de clones apenas aumenta o número de representantes de um determinado nível trófico. No caso dos transgênicos, pode haver também alteração de posições e de elementos na cadeia.

IV. Um grande inconveniente entre a clonagem e a produção de transgênicos é que ambas não permitem sobreposição, ou seja, não foi possível, até o momento, criar um clone transgênico.

Estão corretas:

a) I e II.  

b) I e III.        

c) I e IV.          

d) II e III.         

e) III e IV.

 

07. Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar: 
a) Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células. 
b) Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro. 
c) Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia uma vez que seus materiais genéticos são idênticos. 
d) Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados. 
e) Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem. 

 

08. (Pucsp) Recentemente, foram constatados casos de transporte de pólen de espécies de canola transgênica para plantas silvestres (ervas daninhas). Estas passaram a apresentar a característica da canola transgênica, ou seja, alto poder de resistência a herbicidas. Sobre esse fato, é INCORRETO afirmar que

a) as espécies de canola são transgênicas, pois expressam genes que incorporaram de outras espécies.

b) o pólen da canola transgênica transportou material genético para plantas silvestres.

c) as espécies silvestres incorporaram e expressaram material genético da canola transgênica.

d) o RNA da canola transgênica foi transferido e incorporado ao genoma das ervas daninhas, tornando-as resistentes a agentes químicos.

e) as ervas daninhas passaram a produzir proteínas da canola transgênica.

 

09. (Unesp) Jamie Whitaker mal nasceu e já se tornou celebridade.Jamie é o que já está sendo chamado de “irmão salvador” pelos tablóides (jornais populares) do Reino Unido, uma criança gerada para fornecer tecidos vivos para tentar salvara vida de outro filho de seus pais. O irmão de Jamie se chama Charlie e sofre de uma forma rara de anemia causada por anomalia genética ... Como foi concebido por técnicas de fertilização “in vitro”... Jamie pôde ter suas células testadas no útero, uma forma de confirmar sua compatibilidade com as de Charlie. (Leite, M. Ciência em Dia. Folha de S.Paulo, MAIS! 29.06.2003.)

 

Em relação ao texto, podemos afirmar que:

a) ao fazer referência à técnica de fertilização "in vitro" e de escolha de genótipos de seres humanos, o texto nos coloca diante de situações concretas de biotecnologia e de bioética.
b) o fato relatado, embora envolva questões de biotecnologia, nada tem a ver com aspectos de bioética, pois não envolve escolha de genótipo de seres humanos.
c) não se trata de uma questão que envolva biotecnologia e bioética, pois as técnicas de fertilização "in vitro" já são de total domínio e amplamente utilizadas pelos especialistas na área de reprodução humana.
d) o caso relatado não envolve problemas de bioética, uma vez que na concepção de Jamie foram empregadas técnicas de fertilização "in vitro".
e) não se pode associar a fertilização "in vitro" com biotecnologia ou com bioética, uma vez que o embrião, depois de selecionado, é implantado no útero materno, onde, de fato, se dá o desenvolvimento do feto.

 

Questões discursivas

 

 

01. (FUVEST) Uma conquista recente no campo da biotecnologia é o uso de bactérias para a produção de proteína animal de interesse comercial. Por exemplo, hoje já estão sendo comercializadas insulina e somatotrofina (ou somatropina) humanas produzidas por bactérias. 


a) Em que locais do corpo humano são produzidas essas proteínas e qual é a principal função de cada uma delas no organismo? 

 

b) Explique sucintamente o processo por meio do qual se modificam bactérias para que elas passem a produzir proteínas humanas.

 

 

02. (UNESP) O primeiro teste de terapia gênica humana utilizou células sangüíneas, pois estas são de fácil obtenção e de fácil reintrodução no corpo. A paciente foi uma menina com a doença da imunodeficiência combinada severa. Esta criança possuía um sistema imune extremamente deficiente e não podia defender-se contra infecções. Sua doença era a mesma que a do "menino da bolha", que viveu sua curta vida em um ambiente estéril. A causa da doença da menina era um defeito em um gene que codifica a enzima adenosina desaminase (ADA). Os cientistas do National Institute of Health dos Estados Unidos coletaram sangue da menina, separaram os linfócitos (células brancas) e usaram um retrovírus para introduzir uma cópia correta do gene nestas células. Então eles reintroduziram os linfócitos na paciente. As células alteradas produziram a enzima que faltava e, hoje, a menina é mais saudável do que antes. (Kreuzer, H.; Massey, A. "Engenharia Genética e Biotecnologia". Porto Alegre. Artmed, 2002.)

a) A partir do exemplo apresentado no texto, explique em que consistem, de maneira geral, os tratamentos denominados "terapia gênica".


b) Selecione e transcreva o segmento do texto que justifica a afirmação de que a terapia gênica é um exemplo de engenharia genética.

 

 

03. (UFRJ) "CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DO HAVAÍ CLONAM MAMÍFERO ADULTO DO SEXO MASCULINO

A clonagem deixou de ser uma técnica aplicável exclusivamente às fêmeas. Cientistas da Universidade do Havaí clonaram o primeiro mamífero adulto do sexo masculino. Trata-se de um camundongo batizado de Fibro, uma brincadeira com a palavra fibroblasto, tipo de célula usada na criação do animal (...) Agora, os pesquisadores Ryuzo Yanagimachi e Teruhiko Wakayama mostram que um macho adulto também pode ser replicado, segundo trabalho publicado na revista "Nature Genetics".

Em vez de utilizar células relacionadas ao sistema reprodutivo feminino para preencher os óvulos, como havia sido feito até agora, os cientistas criaram Fibro a partir de um pedaço do rabo de um camundongo. Eles colheram 700 óvulos, produzidos por ratas, e descartaram seus núcleos. O material foi substituído por células extraídas da cauda do doador. Apenas 274 embriões resultaram dessa operação e foram implantados em 25 ratinhas que funcionaram como 'mães de aluguel'." 

Adaptado da Revista Época: Ano II, nº55, 7/6/99. p.89. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a) Por que os cientistas extraíram os núcleos dos óvulos antes de inserir as células da cauda do doador? 

e cai na prova?

Continue treinando a resolução de exercícios de vestibulares, assim você estará melhor preparado para concluir o ensino médio ou ingressar numa faculdade.  Veja como os temas envolvendo biotecnologia e bioética já foram abordado de diferentes maneiras no ENEM e em outras provas.

 

 

bottom of page