top of page

ENEM E VESTIBULAR

 
 

Teste seus conhecimentos e verifique o que você ainda não aprendeu através de questões objetivas e discursivas.

 

Questõs objetivas

Veja como as células-tronco e a embriologia aparecem em importantes provas do Brasil. 
ATIVIDADE 4

1. (UFV) As células-tronco têm sido muito estudadas com o objetivo de produzir órgãos que possam ser utilizados em transplantes. Além dos problemas éticos envolvidos nesta questão, conceitos errôneos têm sido veiculados pela mídia não especializada. Em relação às células-tronco humanas, assinale a afirmativa CORRETA:

a) São o mesmo que células totipotentes.

b) Originam linhagens celulares específicas.

c) São encontradas apenas em embriões.

d) Se transplantadas não provocam rejeição.

e) São células transgênicas. 

 

2. (UEL ) As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco.Para a obtenção dessas células, é preciso extraí-las de embriões na fase de:

a) Gástrula.

b) Processo notocordal.

c) Nêurula.

d) Mórula.

e) Formação de saco vitelínico. 

 

3. (ENEM) A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores. O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

a) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.

b) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.

c) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.

d) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.

e) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. 

 

 

4. (PUCMG) As células-tronco embrionárias são uma grande promessa da medicina para o tratamento de várias doenças humanas pela possibilidade de recuperação de tecidos lesados ou degenerados. A receita é a seguinte:- Tire uma célula da pele e transplante o seu núcleo para um óvulo do qual o núcleo foi removido.- Dê condições ao clone de se desenvolver até a fase de blastocisto com aproximadamente 140 células.- A massa celular interna do blastocisto são células-tronco que podem dar origem a qualquer tecido humano, menos à placenta.A esse respeito, é possível afirmar, EXCETO:

a) As células-tronco assim produzidas apresentam o mesmo genoma nuclear da célula da pele.

b) A diferenciação das células-tronco pode depender de fatores que influenciam no controle da expressão gênica.

c) Na fase de blastocisto, ainda não ocorreu diferenciação celular.

d) Implantadas em outro indivíduo, as células-tronco podem ser rejeitadas. 

 

5. (PUCRJ) A pesquisa com células tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células. As células tronco têm grande poder de regeneração porque:
a) têm todos os seus genes funcionando.
b) todos os seus genes estão desligados.
c) têm algo grau de especialização.
d) são pouco especializadas.
e) não se reproduzem com facilidade.    

 

6. (VUNESP) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de 

a) mórula.     

b) gástrula.     

c) nêurula.     

d) formação do celoma.     

e) formação da notocorda.  

 

 

Questões discursivas

 

 

1. (UFF) As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados. Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01. 

 

Cientistas acreditam que dentro de alguns anos poderão produzir células suficientes para tratar pacientes com doenças graves no coração, no fígado ou nos pulmões. 

 

a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta.

b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas? 

 

 

2. (UERJ) CÉLULAS-TRONCO PODEM TRATAR LESÕES CEREBRAIS

Empresa usa unidade estrutural de embriões para recuperar vítimas de derrame. A técnica combina o uso de células-tronco de embriões e terapia genética.(Adaptado de "O Globo", 08/09/2000) 

 

Explique a vantagem da utilização, no procedimento descrito, de células-tronco ao invés de células já diferenciadas. 

e cai na prova?

Para concluir o ensino médio ou entrar na faculdade é necessário realizar o ENEM ou prestar vestibular. Como as células-tronco são um tema atual, esse assunto constuma ser abordado de diferentes maneiras nestas provas. Veja de que maneira ele costuma ser abordado.

 

 

 

bottom of page