top of page

Terapia Celular

O que é? Como funciona? Pra que serve?

  

 

As células tronco são células que tem a capacidade de se autorrenovar e diferenciar em outros tipos celulares, trazendo esperança para a Terapia Celular e o tratamento de doenças por serem capazes de regenerar células-mortas e tecidos, como o de um coração infartado, por exemplo.

 

Depois de ler esses textos e compreender como a terapia celular funciona na prática, tente criar hipótese sobre o funcionamento das células-tronco.

Como as células-tronco conseguem se transformar em outros tipos de célula?
ATIVIDADE 1

Pense sobre os tópicos abaixo e tente elaborar explicações para essas questões:

 

* Como uma única célula, o zigoto, consegue formar tantas células diferentes em nosso corpo?

 

* Como células-tronco, com um mesmo DNA, conseguem se diferenciar e formar células de diferentes tipos?

 

* Como filhos de um mesmo pai e uma mesma mãe, podem ser diferentes?

sobre a terapia celular?

A Terapia Celular é um método que se baseia no transplante de células novas viáveis para substituir células mortas e restaurar funções de um órgão ou tecido. Segundo Ruiz (2008) a técnica de terapia celular não é tão recente, uma vez que com a descoberta dos tipos sanguíneo, transfusões de sangue podem ser consideradas Terapias Celulares de Reposição.

 

Ainda segundo Ruiz (2008), após a 2ª Guerra Mundial, as preocupações com os efeitos de uma explosão nuclear e as consequências da irradiação à saúde humana promoveram avanços nas pesquisas sobre Transplantes de Medula Óssea, podendo este método ser considerado uma Terapia Celular de Reconstituição e sendo empregado há anos na cura de leucemias, em que a medula óssea doente é substituída por células de medula óssea sadias.

 

Segundo Ruiz (2008), apenas no final da década de 1990 estudos com células-tronco embrionárias mostraram resultados surpreendentes na regeneração de tecidos e órgãos em várias doenças crônicas.

 

Estando atualmente em destaque entre a comunidade científica a terapia celular com a utilização de células tronco na tentativa de cura de doenças como diabetes (REINDERS et al., 2009 apud SCHITTINI, 2010) ou regeneração de tecidos perdidos como a pele (MANSBRIDGE, 2009 apud SCHITTINI, 2010) e entusiasmando pesquisadores em testes realizado na terapia celular com células-tronco para o tratamento de infarto de miocárdio (SCHITTINI, 2010).

 

Sendo esta última forma de tratamento a Terapia Celular de Regeneração, podendo ser utilizadas células de várias fontes e tecidos – inclusive células-tronco embrionárias – com a finalidade de mudar o ciclo de vida e a morte tecidual, tornando-se uma grande linha de pesquisa e trazendo novas perspectivas para a medicina do futuro (RUIZ, 2008).

 

 

Células-tronco

bottom of page